Tecnologias

Soluções de BPM > Oracle BAM

Oracle BAMBAM (Business Activity Monitoring) é uma categoria de software que permite o monitoramento dos indicadores do processo em tempo real através de dashboards gráficos de acompanhamento. Através ferramentas de BAM os gestores podem acompanhar “ao vivo” a operação de seus processos, permitindo a tomada de decisão de forma ágil a partir da análise desses indicadores.

Com uma enorme capacidade de estabelecer caminhos de conectividade, o Oracle BAM permite de forma bastante flexível que outros sistemas publiquem as suas informações através de praticamente todos os tipos de padrões tecnológicos de integração tais como webservices, filas, conexões diretas com bancos de dados ou até mesmo com sistemas de ERP.

Traduzindo todas estas informações em elementos visuais, relatórios e alertas, o Oracle BAM tem sido utilizado por muitas empresas para monitorar desde ocorrências operacionais em ambientes de TI e infraestrutura (Service Desk, por exemplo) ou o acompanhamento do volume de transações comerciais até os indicadores estratégicos dos processos de negócios da organização.

Além disso, o Oracle BAM também dispoe de mecanismo pró-ativo, monitorando os indicadores que ultrapassaram determinados limites e disparando ações corretivas e/ou enviando alertas caso isso aconteça. Isso traz tranquilidade aos gestores, que sabem que terão seus indicadores monitorados e serão prontamente avisados em caso de desvios.

O Oracle BAM é formado por 3 componentes básicos:

BAM Architect

é a interface onde o arquiteto de dados cria e gerencia os objetos que contém as informações utilizadas nos gráficos e relatórios.

 BAM Active Studio

é um ambiente de desenho onde os gráficos, os alertas e o agendamento do envio de relatórios são realizados. Com o uso dos diversos templates e a combinação de diferentes estruturas existentes, é possível a utilização em projetos de todos os tamanhos e para qualquer tipo de necessidade.

 BAM Active Viewer

é a ferramenta para a visualização dos relatórios e gráficos. É o painel de monitoramento propriamente dito, onde é realizado o controle de acesso por usuário, por relatório, por pasta de relatórios, etc.

Seus principais recursos e diferenciais são:

  • possibilidade de integração com diversos sistemas utilizando tecnologias abertas
  • integração nativa com processos automatizados na ferramenta Oracle BPM
  • módulos de utilização definidos por perfil de usuário
  • controle de acesso aos relatórios, inclusive de forma integrada a servidores LDAP, permitindo restringir os dados visualizados em um mesmo relatório por usuário ou pelos grupos dos quais o mesmo faz parte. Assim, é possível permitir que um gerente acesse o mesmo relatório da direção da empresa, porém exibindo somente as informações da sua filial ou região
  • envio agendado de relatórios por email
  • alta performance e escalabilidade
  • mecanismos proativos de disparo de ações compensatórias ou corretivas quando um ou mais indicadores atingem um limite

Para mais informações sobre este produto, consulte o site do fabricante: http://www.oracle.com/us/technologies/bpm/overview/index.html (ingles) http://www.oracle.com/br/technologies/bpm/overview/index.html (português)

Interessado em implantar Oracle BPM na sua empresa?
Entre em contato conosco e juntos poderemos revolucionar seus processos com o poder do BPM.