SOA

Projetos de Integração de
ERP com Sistemas Legados

Presente em grande parte de médias e grandes organizações, a implantação de sistemas de ERP tem sido adotada como uma forma de integrar as diversas necessidades de negócio da empresa e simplificar os arquitetura de sistemas.

Mesmo contando com dezenas de módulos distintos, na maioria dos casos a implantação do ERP não substitui todos os sistemas das organização, ou por decisão própria da organização em não contratar todos os módulos, ou porque alguns destes sistemas legados atendem a necessidades bem específicas do negócio que não são contempladas nativamente pelo ERP e o seu custo de customização é proibitivo.

Desta forma, a implantação do ERP passa pela necessidade de integração das suas informações com os sistemas legados que permanecem na organização. A integração destes sistemas utilizando uma arquitetura SOA torna-se um fator chave para que esta transformação sistêmica traga resultados de negócio e tecnologias benéficos para a organização, minimizando que antigos problemas como uma alta dependência entre os sistemas (alto acoplamento) e a dificuldade de manutenção destas integrações não volte a acontecer.

A análise adequada da melhor solução tecnológica de integração do ERP com os sistemas legados é fator chave de sucesso para projetos desta natureza. A iProcess oferece este serviço através de projetos de integração do ERP com sistemas legados.

Objetivos:

O projeto de integração do ERP com sistemas legados tem como objetivo conduzir toda a análise necessária para a implementação das integrações dos sistemas legados do cliente com o ERP existente ou a ser implementado.

A definição clara dos pontos de integração entre os sistemas e a avaliação das informações que devem ser trocadas a partir de uma análise das necessidades de negócio são fundamentais para que estas integrações sejam mantidas em médio e longo prazo. Dentro do nosso trabalho de implantação, a iProcess realiza a intermediação entre a área de TI/Arquitetura do cliente e as equipes responsáveis pelo ERP e os sistemas envolvidos, propondo uma solução funcional e técnica mais apropriada, estabelecendo a arquitetura da solução, modelando o processo de integração e implementando-o quando necessário.

Metodologia:

soa-2

Os projetos de Integração de ERP iniciam por um planejamento do trabalho entre as diversas equipes envolvidas. São realizadas discussão e definições sobre a solução técnica que deverá ser utilizada para a integração, envolvendo a área responsável pela Arquitetura de TI do cliente e as equipes responsáveis pelo ERP e os sistemas legados. Em alguns casos, POCs (Proof of concept) podem ser realizadas para validar a solução.

Definidas as fronteiras de trabalho de cada um dos responsáveis, inicia-se o detalhamento funcional e técnico dos processos de integração com o ERP. Com a sua expertise de negócio, SOA e Processos, a iProcess ajuda a desenvolver o mapa de informações que são trocadas entre os sistemas e a estabelecer como serão trocadas estas informações, detalhando possíveis necessidades de transformação/manipulação dos dados entre um sistema e outro. A partir deste detalhamento, realiza-se a implementação e homologação dos processos de integração do ERP com os sistemas legados.