SOA

Implementação de
Processos de Integração

Empresas adquirem sistemas distintos para atender suas necessidades de negócio. Adotando uma visão por processos é possível detectar que existe um fluxo de informações que vai transitando ao longo destes sistemas à medida em que os processos vão sendo executados.

Assim, é muito comum termos informações geradas por um sistema sendo consumidas por outros sistemas. Processos de integração nada mais são que frutos desta necessidade para viabilizar a troca, envio e recebimento de informações diversas entre diferentes sistemas, representando o desejo da organização em automatizar esta transição de informações, agilizar o processo e reduzir o risco de erros.

Normalmente são comuns, em processos deste tipo, necessidades de tratamento ou transformações de dados quando é realizada a integração entre sistemas, visto que as informações podem ser manipuladas ou armazenadas de maneiras diferentes dependendo do modelo de dados de cada sistema.

Além da integração direta entre um sistema e outro (point-to-point), que é o cenário mais frequente neste tipo de processo, não são raras as necessidades de orquestrar o fluxo de informações entre mais de dois sistemas.

A implementação de processos de integração exigem ferramentas, conhecimentos e metodologias especiais para se alcançar o sucesso.

Objetivos:

Projetos de integração tem como principais objetivos reduzir os erros nas trocas de informações entre os diversos sistemas, tornando os processos de negócio mais ágeis e permitindo o monitoramento e visibilidade do fluxo de informação entre as integrações.

A iProcess conduz o cliente em projetos de integração encaminhando a definição da tecnologia a ser utilizada em conjunto com a TI, estabelecendo a arquitetura da solução e realizando o desenvolvimento do processo de integração.

Metodologia:

  • Planejamento do trabalho entre as diversas equipes envolvidas
  • Discussão e definição, em conjunto com a área de TI/Arquitetura do cliente, da solução técnica que deverá ser utilizada para a integração entre os sistemas. Poderão ser realizadas POCs (Proof of concept) para validar a solução
  • Detalhamento funcional e técnico dos processos de integração, em conjunto com as equipes responsáveis pelos sistemas envolvidos
  • Implementação e homologação dos processos de integração