Cases

Alguns dos principais cases da iProcess estão listados a seguir:

Formalística de Crédito BNDES/FCO

Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo (Brasil)

Oportunidade

O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo composto atualmente por 110 cooperativas de crédito, mais de dois milhões de associados e mais de 1100 pontos de atendimento em dez estados brasileiros. São 7.700 colaboradores distribuídos no banco, confederação, centrais, cooperativas e unidades de atendimento, atuando diariamente em operações.

Neste processo em que são recebidas e analisadas as documentações necessárias para a formalização de propostas de crédito rural e geral, provido pelo Sicredi como agente financeiro do BNDES e FCO (Fundo do Centro Oeste), o envio de documentos por e-mails era um problema para as equipes de analistas. Os documentos necessários para cada tipo de crédito variam em sua espécie e obrigatoriedade assim como os itens de análise.

 Além de um redesenho que propiciou uma visão completa e detalhada de todo o processo de verificações e aprovações, a implementação deste processo foi acompanhada do desenvolvimento de aplicações de apoio robustas que permitiram um registro e monitoramento completo sobre a qualidade da análise realizada na documentação, e a construção e painéis de monitoramento de indicadores para o acompanhamento de desempenho em tempo real dos gestores.

Resultados Obtidos

  • Redução de retrabalho por falta de documentos
  • Interfaces de apoio aos usuários, facilitando a interação entre os analistas e os colaboradores
  • Monitoramento em tempo real do volume de processos e operações em cada etapa da formalística
  • Ganho de agilidade na análise propiciou rapidez no processo de verificação de documentação para a aprovação do crédito pelo BNDES, gerando maior capacidade para aumento do volume de operações.