bpm-image

Monitoramento em tempo real

Em iniciativas de BPM, uma das ações mais importantes é realizar o monitoramento em tempo real dos indicadores de processos. Esta ação visa avaliar se todas as melhorias previstas para os processos, definidas ao final das etapas de análise e redesenho, estão retornando os resultados esperados, e que os processos estão de fato auxiliando a organização a atingir os seus objetivos estratégicos.

São diversos os benefícios do monitoramento em tempo real dos indicadores, dentre os quais:

  • Visibilidade da situação atual do andamento da operação e do negócio;
  • Visibilidade de possíveis pontos de gargalo e problemas;
  • Visibilidade em tempo real do andamento dos processos e seus indicadores;
  • Monitoramento pró-ativo dos limites dos indicadores de modo a identificar a ocorrência de situações não desejadas;
  • Realização de ações pró-ativas quando estes limites são ultrapassados, permitindo o envio de alertas (como e=mail, SMS, etc) ou mesmo a execução automática de ações corretivas ou compensatórias.
bam

Implementar o monitoramento em tempo real passa pela adoção de uma ferramenta de BAM (Business Process Analysis). Este tipo de software é projetado para permitir a busca de dados em diferentes fontes e a partir delas consolidar as informações para os gráficos de indicadores, como por exemplo:

  • Bancos de Dados;
  • Serviços;
  • Dados de execução de processos automatizados;
  • ERPs;
  • Sistemas Legados;
  • entre outros.

Com os dados disponíveis na ferramenta, os dashboards de monitoramento podem ser criados, disponibilizando as informações dos indicadores em tempo real para os usuários. Diversos tipos de gráficos (ex: fatia, barra, linha) podem ser utilizados para mostrar as informações da maneira mais adequada para diferentes perfis e perspectivas de usuários.

O desenvolvimento de painéis de monitoramento em tempo real não precisa, necessariamente, estar vinculada a uma ação de automação de processos ou ao uso de BPMS. A base de BAM pode ser facilmente alimentada por outros sistemas de informação da organização, permitindo a coleta e publicação de indicadores a partir de informações tradas nestas fontes.

Objetivos

um

Definir um sistema de medidas, métricas e indicadores para coleta e acompanhamento de informações de desempenho do negócio e dos processos em tempo real.

dois

Desenvolver paineis de monitoramento customizados para as necessidades de informação dos perfis envolvidos.

tres

Implementar medidas proativas de acompanhamento para pontos de atenção dos indicadores.

Metodologia:

metodologia-automacao4

Para a implementação de painéis de monitoramento em tempo real, a equipe da iProcess irá discutir e implementar uma solução de monitoramento na ferramenta de BAM de escolha do cliente. 

Este serviço pode ser realizado em conjunto com uma iniciativa de análise, melhoria e automação de processos, ou mesmo em projeto específico para o monitoramento.

Entregáveis:

O resultado do projeto será materializado através de:

  • Documento de descrição do escopo, contendo os dashboards e indicadores que serão contemplados no projeto
  • Solução de BAM implementada e homologada no ambiente do clientea serem adotadas

Serviços relacionados:

Conheça também nossos serviços de consultoria em: