bpm-image

Modelagem de
processos

A Modelagem de Processos é a atividade do ciclo BPM na qual o estado atual do processo é representado de maneira completa e precisa, criando uma documentação para treinamentos, comunicações, discussões, medições, análises e melhorias de processos.

Através de projetos de Modelagem de Processos, a iProcess disponibiliza uma equipe capacitada e experiente que conduzirá o trabalho com o uso de técnicas de levantamento e workshops entregando o processo modelado na ferramenta utilizada pelo cliente.

Estes projetos podem ser realizados utilizando-se tanto a metodologia da iProcess como a do cliente. Ideal para organizações que precisam de força de trabalho especializada na realização de projetos de modelagem de processos ou para empresas que estão iniciando as atividades de seus escritórios de processo, que podem executar este projeto com uma equipe mista formada por profissionais da iProcess e do cliente que aperfeiçoarão, através de mentoring, a prática da modelagem durante a execução do projeto.

rss

Conheça os tipos de projetos de modelagem de processos de negócio, seus objetivos, características e desafios nesta série de dois artigos do Blog da iProcess sobre Projetos de Modelagem de Processos.

Objetivos

um

Elaborar uma documentação de processo de negócio que atenda aos fins desejados pelo cliente, gerando material para treinamento, comunicação, discussão, medição, análise e identificação de oportunidades de melhoria.

dois

Aumentar o nível de maturidade e experiência da equipe do cliente através da execução de projetos a 4 mãos onde o mentoring é realizado no decorrer do projeto.

Metodologia:

modelagem-de-processos

O projeto de Modelagem de Processos é guiado por definições de abrangência e propósito do projeto, que direcionam o tipo informação a ser levantada e documentada bem como seu nível de detalhamento e profundidade. O detalhamento do escopo e dos limites (interfaces) do processo é realizado através de reuniões com o Patrocinador, o Dono do Processo e a Equipe do Projeto. Com estas definições, as atividades são planejadas e inicia-se a realização de reuniões e entrevistas, estudo de documentação existente e a modelagem do processo. O nível de detalhamento da documentação do processo é definido de acordo com o propósito da modelagem. Como resultado, a documentação de processo é consolidada e validada com a Equipe do processo e participantes chave.

Entregáveis:

O resultado do projeto será materializado através de:

  • Documentação do processo de negócio em sua versão consolidada, composta do diagramas, detalhamento das entradas e produtos do processo e descrição das atividades, eventos e papéis envolvidos.
  • Lista de oportunidades de melhoria identificadas ao longo do levantamento.

Serviços relacionados:

Conheça também nossos serviços de consultoria em: