bpm-image

Diagnóstico de
maturidade em BPM

O cenário atual das práticas de Gestão por Processos demonstra que as organizações encontram-se em diferentes estágios da adoção de BPM. Cada organização apresenta uma complexidade diferente na sua necessidade de gestão, enriquecida por fatores econômicos, culturais, logísticos e mesmo políticos. Isto muitas vezes dificulta uma comparação direta dos métodos adotados com as diversas práticas, ferramentas e tecnologias propostas pelo mercado, tornando complicado identificar se a empresa está seguindo o melhor caminho. Essa dificuldade se demonstra ao longo da execução de cada projeto em que a falta de algumas boas práticas fazem com que a organização busque, na base da tentativa e erro, achar o rumo da eficiência e eficácia prometida pela gestão por processos.

“Uma organização madura em seus processos está mais bem preparada para controlar riscos e problemas através de uma visão e entendimento compartilhados, linguagem comum, visibilidade adequada e objetiva baseada principalmente em indicadores quantitativos e práticas em contínuo processo de melhoria.” [BPM CBoK v3.0]

“Avaliar a maturidade dos processos de uma organização é parte integral da compreensão de onde ela está hoje e onde pretende ir em sua jornada de processos. A maturidade de processos é uma informação essencial para elaboração de um roteiro para execução de futuras iniciativas de transformação, tais como grandes investimentos em tecnologia ou planejamento corporativo de processos.” [BPM CBoK v3.0]

Através do projeto de Diagnóstico de Maturidade em BPM, a equipe da iProcess avalia, por diferentes critérios, as práticas que podem ser melhoradas para obter maior agilidade e capacidade na gestão por processos.

Objetivos

um

Avaliar as práticas de gestão por processos adotadas pela organização frente às melhores práticas do mercado que se adequem às reais necessidades da empresa.

dois

Identificar problemas nas atuais práticas de gestão por processos que implicam em custo e ineficiência, propondo sugestões de melhoria.

tres

Apoiar no planejamento de ações para atingir a maturidade de processos desejada pela organização.

Metodologia:

diaginostico

O Diagnóstico de maturidade em BPM é realizado através de uma metodologia que envolve a definição conjunta dos objetivos (onde se quer chegar), apresentação das práticas atuais de BPM realizadas na organização, análise de processos-chave já modelados/implantados e a análise da aderência das práticas da organização aos seus objetivos.

O resultado desta avaliação é um diagnóstico relatando os pontos fortes e fracos nas práticas adotadas e oportunidades de melhoria baseadas nas melhores práticas consolidadas pela comunidade de BPM, avaliando-se quais são mais aderentes às necessidades da organização. A partir do diagnóstico e dos objetivos, é estabelecido um Plano de Ação para atingir o nível de maturidade desejado.

Entregáveis:

O resultado do projeto será materializado através de:

  • Relatório de Diagnóstico de Maturidade em BPM, relatando os resultados analisados durante o processo de avaliação das práticas organizacionais.
  • Plano de Ação para atingir os objetivos desejados.

Serviços relacionados:

Conheça também nossos serviços de consultoria em: