bpm-image

Definição de
metodologia BPM

Um dos fatores críticos de sucesso para a adoção da Gestão por Processos está na utilização de uma metodologia organizacional padrão para a prática de BPM que respeite as questões políticas e culturais da empresa.

“Metodologias e estruturas de trabalho padronizadas asseguram que a modelagem, análise e transformação de processos siga um caminho comumente aceito para atingir os melhores resultados.”
[BPM CBoK, v3.0]

Uma metodologia padrão é parte importante da capacidade organizacional de BPM e estabelece quais as atividades que a organização executará em cada etapa do ciclo de vida do processo, quem serão os profissionais envolvidos, quais os modelos de documentação, os produtos entregáveis e as tecnologias aplicadas para suportar estas atividades, garantindo uma prática comum de processos em toda a organização.

Assim, uma metodologia clara e padronizada propicia à empresa o estabelecimento de pontos de controle, previsibilidade e organização do processo de mapeamento, melhoria, publicação, implantação e gerenciamento do processo.

Baseada em seus mais de 13 anos de experiência dedicados à prática e ao desenvolvimento da Gestão por Processos nas organizações, aliado às melhores práticas em BPM do mercado, a iProcess desenvolveu uma metodologia base para o atendimento de todas as etapas do ciclo de vida de um processo, que inclui:

  • Priorização de processos
  • Modelagem e definição de indicadores
  • Análise e identificação de problemas e oportunidades de melhoria
  • Elaboração da visão futura
  • Definição da interface entre as área de negócios e sistemas
  • Desenvolvimento do processo automatizado (opcional), envolvendo:
    análise para a automatização do processo;
    implementação do processo automatizado;
    planejamento e testes da qualidade do processo
  • Elaboração do plano de implantação do processo

Com a consultoria de Metodologia BPM, a iProcess apoia sua empresa no estabelecimento de uma metodologia própria, em um serviço agilizado pela customização da metodologia base da iProcess, alinhando-a à cultura, política e capacidade da organização.

Objetivos

um

Obter o nivelamento do seu grupo de trabalho em BPM nos conceitos, etapas, atividades e artefatos que devem existir em uma metodologia de modelagem, melhoria e automação de processos.

dois

Adaptar a nossa metodologia base de modo que ela fique alinhada à cultura, política e capacidade da organização.

tres

Formalizar, através da metodologia elaborada, o processo que será utilizado na instituição para a modelagem, com a definição das entradas e saídas de cada etapa da metodologia e dos artefatos que serão utilizados.

quatro

Capacitar a equipe envolvida no uso da metodologa desenvolvida.

Metodologia:

definicao-metodologia

O projeto de Definição de Metodologia BPM é guiado por um planejamento de ações focadas nos objetivos desejados pela organização (que podem ser apenas de estruturação de metodologia de análise e redesenho ou do ciclo completo, incluindo as atividades necessárias para automação de processos).

O serviço consiste em obter conhecimento sobre as características da organização, apresentar metodologia atual da iProcess e discutir as adaptações necessárias em cada etapa do ciclo de vida do processo para adequá-la à realidade da organização. A partir das adaptações a metodologia é consolidada e um planejamento de repasse e capacitação é realizado.

Entregáveis:

O resultado do projeto será materializado através de:

  • Estrutura de trabalho documentada da Metodologia de BPM da organização, da Modelagem à Automação
  • Definição de Etapas, Papéis, Responsáveis e Artefatos (modelos/templates de documentação)
  • Capacitação da equipe na nova metodologia, notações e ferramentas a serem adotadas

Serviços relacionados:

Conheça também nossos serviços de consultoria em: