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Consultoria para a
estruturação de
Escritório de processos

A adoção de Gestão por Processos como prática de gerenciamento do negócio apresenta inúmeros desafios que requerem que a organização desenvolva uma capacidade em realizar ações de BPM.
Isto significa viabilizar que organização tenha recursos capacitados para entender o ciclo de gestão por processos; possua metodologia definida e implementada e utilize práticas de governança que direcionem a forma como todo este trabalho será conduzido.

Esta necessidade torna-se ainda mais latente em organizações que:

  • Decidiram adotar a prática de BPM e desejam iniciar o trabalho de forma padronizada e organizada;
  • Cujas práticas de BPM já estão em desenvolvimento e vêem no crescimento da demanda por suas ações um risco de que as suas práticas saiam do controle;
  • Já possuem um número significativo de processos documentados e tem dificuldades em garantir que os seus processos permaneçam “vivos”;
  • Decidiram delegar para as áreas de negócio as ações de modelagem e melhoria de processos e precisam garantir que existirá uma padronização nos métodos aplicados e resultados entregues.

Através da implantação do Escritório de Processos, estas e outras questões são discutidas e analisadas de modo a preparar os alicerces para a transformação dos processos de negócio em ativos da empresa, beneficiando toda a organização.

Ao final de um projeto de Estruturação de Escritório de Processos, a sua empresa terá, entre outros benefícios:

  • Uma metodologia de BPM adequada às suas características;
  • A definição de uma ferramenta padrão de modelagem e redesenho de processos com práticas padronizadas de modelagem para toda a organização;
  • Políticas de governança que garantam a atualização dos seus processos;
  • A definição de papéis e responsabilidades de BPM dentro da organização;
  • A padronização do uso dos elementos do BPMN no estilo de modelagem de seus processos e no uso da nomenclatura para a documentação de suas atividades;
  • A definição de um repositório de processos e como o mesmo será utilizado;
  • A definição de como os processos serão disponibilizados aos colaboradores.

Objetivos:

um

Implantação de uma metodologia de BPM que seja aderente às necessidades da organização

dois

Implantação de práticas de Governança de Processos

Metodologia:

consultoria

A partir do levantamento dos objetivos da gestão por processos e de um diagnóstico sobre a maturidade das práticas de BPM da organização, são definidas as práticas que merecem ser trabalhadas, podendo envolver a definição de metodologia BPM, a definição de padrões de modelagem, a escolha de ferramentas para a modelagem, a implantação de um repositório de processos, a definição de papéis e responsabilidades de BPM, a forma como a empresa irá garantir a atualização de seus processos de negócio e outras medidas atreladas à governança de processos.

 

Entregáveis:

O resultado da consultoria será materializado através de:

  • Relatório de Diagnóstico de Maturidade em BPM, relatando os resultados analisados durante o processo de avaliação das práticas organizacionais
  • Metodologia de BPM aderente às necessidades da organização
  • Definição das Ferramentas de Modelagem, Análise e Redesenho de processos
  • Definição de um repositório de processos com políticas de governança para a sua manutenção
  • Definição de Papéis e Responsabilidades para BPM dentro da organização

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