bpm-image

Consultoria em Seleção
de Plataforma BPM

A escolha de um produto ou suíte de BPM é, sem dúvida, uma das mais difíceis decisões de compra de tecnologia atualmente. Existem inúmeras ferramentas no mercado, muitas vezes aparentemente similares, mas que guardam profundas diferenças entre si. Além disso, como a maior parte das empresas nunca adquiriu produtos deste tipo, há uma grande dificuldade em identificar os reais requisitos que a plataforma deve atender.

rss

Leia mais sobre a complexidade desta escolha nos artigos A difícil tarefa de escolher uma plataforma BPM para uma organização e Qual o melhor BPMS do mercado?

Esta dificuldade é inerente às próprias capacidades do produto, já que a plataforma BPM deve atender à organização como um todo, e precisa apresentar uma visão integrada dos processos, desde a arquitetura e modelagem até a sua execução e monitoramento.

Como resultado, as empresas sentem-se inseguras para decidir, consumindo nesta avaliação muito mais tempo e esforço do que o planejado, o que acaba muitas vezes atrasando o próprio projeto de adoção de BPM.

Para tornar o cenário ainda mais complexo, esta é uma decisão que geralmente involve investimentos de vulto e que terá consequências por muitos anos para a empresa. Logo, é fundamental tomar a decisão certa! Por isso, a iProcess criou este pacote de consultoria, visando ajudá-lo na tomada desta decisão estratégica.

selecao-de-plataforma-bpm

Objetivos

um

Apoiar a equipe do cliente no processo de tomada de decisão, gerando resultados rápidos e maximizando o retorno sobre o investimento na plataforma.

dois

Conduzir e apoiar o cliente nas atividades de identificação dos requisitos da ferramenta, definição das ferramentas candidatas e na definição da abordagem adequada para as etapas seguintes do processo de seleção.

tres

Fornecer um entendimento completo das necessidades do cliente alinhadas com o estado-da-arte em BPM, indicando as ferramentas mais aderentes à sua situação.

Metodologia:

selecao-de-plataforma

A seleção de plataformas de BPM é realizada através de uma metodologia que envolve etapas como: definição de objetivos, levantamento de requisitos da ferramenta, pré-seleção de ferramentas, obtenção de informação junto aos fornecedores, apresentação de ferramentas e provas de conceito.

Essa consultoria se propõe a apoiar o cliente nas etapas de definição de objetivos, levantamento de requisitos e pré-seleção de ferramentas.

Para isso a metodologia de identificação das necessidades, requisitos e critérios de corte/inclusão consiste em um conjunto de reuniões com a equipe do cliente, onde serão abordadas questões relacionadas a:

  • Objetivos estratégicos em gestão por processos
  • Tipos de processos a serem automatizados
  • Alinhamento com iniciativas de ERP, SOA e BRM
  • Integração com frameworks de desenvolvimento já utilizados pelo cliente
  • Facilidades para migração dos sistemas de Workflow existentes
  • Gestão de documentos vinculados aos processos
  • Características necessárias para o ambiente de execução e administração dos processos

A partir do entendimento das necessidades do cliente, será gerada uma lista de requisitos a ser utilizada na avaliação e definição da plataforma de BPM. Além disso, serão abordados, junto ao cliente, os formatos de execução dos próximos passos do processo de seleção.

Entregáveis:

O resultado da consultoria será materializado através de:

  • Lista de requisitos para plataformas BPM: planilha com os requisitos identificados. Os requisitos serão agrupados, classificados e priorizados. Essa planilha poderá ser enviada para preenchimento dos fornecedores e, com base em pesos dos requisitos e fórmulas definidas, apoiará a seleção da plataforma mais aderente às necessidades da empresa
  • Lista de critérios de corte/inclusão: lista de requisitos para a classificação de ferramentas candidatas à aplicação da lista de requisitos
  • Matriz comparativa das principais plataformas do mercado: avaliação das principais plataformas frente ao conjunto de requisitos tipicamente mais relevantes em processos de seleção
  • Recomendação de abordagem para as próximas etapas: a partir da identificação das necessidades do projeto e recursos internos disponíveis, será indicada a abordagem mais adequada para a continuidade do processo de seleção de plataformas de BPM.

Serviços relacionados:

Conheça também nossos serviços de consultoria em: