bpm-image

Automação
de Processos
Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Processos e Serviços

Foco no seu processo. Eficiência para seu negócio.

Inúmeras empresas possuem metodologias próprias de desenvolvimento de sistemas em suas áreas de TI que guiam as suas equipes na definição dos artefatos, atividades e responsabilidades necessárias para o desenvolvimento de uma nova aplicação. Contudo, tais metodologias estão orientadas a aplicações convencionais, como sistemas em plataforma web ou desktop compostos por um conjunto de telas e transações que atendem a áreas de negócio específicas.

Ao iniciar projetos de desenvolvimento direcionados à execução e controle de processos de negócio, tais metodologias muitas vezes não se mostram preparadas para trabalhar esta nova dimensão de requisitos de forma adequada, falhando na identificação adequada dos requisitos, na manutenção do processo entregue à área usuária ou mesmo nos testes e homologação destes requisitos. Baseada no expertise construído em milhares de horas dedicadas a projetos de automatização de processos, a iProcess criou uma metodologia altamente eficiente denominada Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Orientada a Processos e Serviços (MSOPS).

O MSOPS é uma abordagem de desenvolvimento de sistemas na qual o processo de negócio é o elemento central. Nela, a identificação de quais requisitos devem ser considerados e detalhados é obtida através da análise do processo. Todo o requisito identificado deve se justificar através da sua contribuição para o processo de negócio.

Alguns princípios chave desta metodologia são:

Os processos tornam-se o contrato de escopo da TI a para atender as necessidades de negócio A visão das necessidades do processo sempre prevalece sobre as necessidades de sistema Antes do início do desenvolvimento da solução, o processo já deve ter sido redesenhado/ revisto/revalidado
A análise deve iniciar pela modelagem/refinamento do processo de negócio A partir do processo, são derivadas as interações com os sistemas e suas funcionalidades A dimensão de Processos deve ser tratada e atualizada ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento de software

A MSOPS inicia na transição entre a modelagem de negócios (TO BE) e a modelagem funcional/técnica (TO DO).
Nesse ponto, inicia-se o ciclo de desenvolvimento de software, onde todo o sistema é pensado a partir da avaliação do Processo, ou seja:

  • O trabalho de levantamento e definição de escopo é orientado ao processo e os serviços necessários para dar o devido suporte à solução;
  • Ao longo do detalhamento funcional e técnico realizado analista, o desenho do processo é detalhado;
  • Toda a identificação de requisitos gira em torno do processo;
  • A identificação das funcionalidades dos sistemas convencionais é realizada a partir das necessidades do processo.

 

Quais os ganhos em relação ao desenvolvimento convencional de sistemas?

Metodologias tradicionais de desenvolvimento de software tratam muito superficialmente a dimensão de Processos. Modelos de processos, quando muito, são tratados como um artefato de entrada para o desenvolvimento, mas não são atualizados ao longo do ciclo de desenvolvimento. Ou seja, o processo não é visto como elemento central no desenvolvimento de um sistema.

As tecnologias disponíveis geralmente oferecem suporte apenas indireto ou insuficiente ao conceito de processos. Esta abordagem é suficiente para necessidades isoladas, mas não para definições em nível organizacional. Assim, com raras exceções, os sistemas de informação convencionais não contemplam explicitamente o conceito de Processos.

Como adaptar a minha metodologia de Desenvolvimento para que sejam Orientada a Processos?

A iProcess dispõe de uma metodologia base de Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Processos e Serviços, utilizada com sucesso em dezenas de projetos ao longo da sua história.

Através do projeto de Implantação da Metodologia de Desenvolvimento Orientada a Processos e Serviços, o cliente tem a oportunidade de conhecer os benefícios desta nova abordagem e avaliar quais mudanças são necessárias na sua metodologia atual para que ela possa se adequar aos benefícios da MSOPS.

É importante ressaltar que, embora trate-se de uma nova metodologia, a sua inserção dentro da organização do cliente ocorre através da integração das metodologias atuais aos novos requisitos, e não a sua substituição.

rss

Conheça mais sobre os benefícios da automação de processos.
Clique e leia sobre o tema no Blog da iProcess.

 Objetivos:

um

Conhecer as práticas e benefícios do uso de uma Metodologia Orientada a Processos e Serviços;

dois

Estudar cada área de conhecimento e etapa do processo de desenvolvimento do MSOPS e suas particularidades;

tres

Avaliar as mudanças necessárias na sua metodologia de desenvolvimento atual para que ela utilize as boas práticas da MSOPS.

Metodologia:

metodologia.fw

Após uma capacitação que apresentará a metodologia de ponta a ponta, os diversos tópicos e etapas da metodologia são distribuídas em uma agenda onde cada tópico é apresentado detalhadamente pela iProcess. Os impactos e a aderência deste tópico à metodologia atual são discutidos e a forma como os mesmos deverão endereçados dentro da organização são decididos.
Ao final, é elaborada uma documentação apontando as adequações da metodologia atual do cliente à nova abordagem para atender aos objetivos desejados.

Entregáveis:

O resultado da consultoria será materializado através de:

  • Capacitação no Desenvolvimento Orientado a Processos e Serviços;
  • Metodologia de Desenvolvimento Orientado a Processos e Serviços da iProcess;
  • Relatório com as adaptações da metodologia atual do cliente para atender aos requisitos do MSOPS.

Serviços relacionados:

Conheça também nossos serviços de consultoria em: