bpm-image

Arquitetura
de processos

Toda organização – pública ou privada, existe para transformar materiais ou informações em produtos ou serviços. Isto acontece através de uma sequência de atividades realizadas dentro da organização que progressivamente agregam valor ao produto ou serviço, resultando em algo desejável pelos clientes. Essa agregação de valor acontece através dos processos de negócio da empresa, quer estejam eles formalizados ou não.

Partindo da Cadeia de Valor, a Arquitetura de Processos é a estrutura que permite à organização identificar como seus objetivos estratégicos estão conectados aos recursos da empresa e ao trabalho realizado pelas pessoas no dia-a-dia da operação.

Ela apresenta, de forma hieráquica e organizada, todos os processos da empresa ou, se esta assim desejar, aqueles que estão na sua área de foco. E, a partir dela, a organização forma uma base de conhecimento que viabiliza o Gerenciamento Corporativo de Processos, ou seja, possibilita gerenciar recursos, produtos, serviços, seus respectivos processos e as relações existentes destes com os outros processos da organização.

Arquitetura de ProcessosO trabalho de elaboração da Arquitetura de Processos consiste na construção de um mapa que identifica os processos de negócio da organização, suas relações e sua contribuição para o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa. Este conhecimento é fundamental para que a organização identifique situações de duplicidade ou mesmo de ausência de processos (gaps), e possibilita avaliar que processos são mais críticos para a mudança, possibilitando a definição de uma agenda para projetos de melhoria e otimização que possam representar benefícios reais para toda a cadeia de valor da empresa.

Objetivos

um

Formalizar a visão de processos da organização em um mapa estruturado partindo da cadeia de valor.

dois

Viabilizar a priorização de processos críticos a serem trabalhados na melhoria de produtos e serviços da organização.

tres

Conhecer os processos primários, de suporte e de gestão da organização, identificando duplicidades, desconexões ou ausência de processos (oportunidades de melhoria).

Metodologia:

arquitetura-de-processo

Os projetos de Arquitetura de Processos iniciam com o entendimento do negócio e a identificação dos objetivos estratégicos da organização. A partir destas informações, é iniciada uma pesquisa da estrutura organizacional para a elaboração da Cadeia de Valor Agregado (podendo eventualmente haver mais de uma dependendo da natureza do negócio) e seus macro-processos.

A partir da cadeia de valor, inicia-se o levantamento dos processos de negócio de cada macro-processo e o mapeamento das relações, consolidando a Arquitetura de Processos.

Uma vez estabelecido o mapa dos processos, a equipe de analistas realiza uma avaliação dos gaps, duplicidades, desconexões e rupturas que apontam os processos críticos para a mudança com foco no atingimento dos objetivos estratégicos da empresa. Esta análise é consolidada em um Plano de Priorização de Processos.

Entregáveis:

O resultado do projeto será materializado através de:

  • Cadeia de valor da organização, os processos identificados e relacionados de forma a possibilitar uma visão da agregação de valor ao processo de negócio ponta a ponta, juntamente com processos de suporte e de gestão.
  • Arquitetura de Processos, com a documentação dos processos de negócio da organização em seus diferentes níveis, utilizando a metodologia e tecnologia desejável pelo cliente.
  • Plano de priorização de processos, identificando e priorizando processos críticos e oportunidades de melhoria.

Serviços relacionados:

Conheça também nossos serviços de consultoria em: