bpm-image

Análise e Redesenho
de Processos

“Processos definem o fluxo de atividades e o mapa de como as atividades operacionais juntas contribuem para produzir um produto ou serviço. Assim, os processos definem o que será feito e como será feito. Entretanto, poucos processos têm sido formalmente desenhados na maioria das organizações. A maioria simplesmente evoluiu com o tempo para entregar produtos ou serviços específicos. Essa evolução tem sido normalmente baseada na necessidade de “concluir o trabalho”. E devido a todo negócio ser dinâmico, a necessidade de “concluir o trabalho” tem exigido mudanças constantes no trabalho e no modo como é executado. Assim, apesar de serem operacionalmente bem-sucedidos, a maioria dos processos é implantada de forma menos eficiente do que poderia ser.” [BPM CBOK 3.0]

As organizações mais eficientes entendem que elas entregam valor ao cliente através da execução dos seus processos de negócio, e que seus resultados estão intimamente ligados ao desempenho dos mesmos. O desempenho dos processos pode ser otimizado através do trabalho de análise e redesenho, que analisa a situação atual (AS IS), investiga pontos focais relacionado às metas de desempenho desejadas e propõe ajustes no processo buscando sua melhoria, resultando em uma visão de futuro (TO BE) que, quando implantada, deverá fornecer ao processo ganhos significativos na sua execução.
Nos projetos de Análise e Redesenho, a iProcess aplica seu expertise em processos, realizando a coleta e análise de informações para um diagnóstico do processo e propondo uma nova visão alinhada à estratégia organizacional do cliente.

Objetivos

um

Realizar uma avaliação da situação atual do processo, investigando os aspectos que precisam ser analisados de acordo com as metas de desempenho desejadas e identificando as melhorias que conduzirão aos resultados esperados.

dois

Propor um novo desenho para o processo de negócio de acordo com os objetivos estratégicos do cliente, gerando uma visão de futuro (nova versão do processo) com ganhos efetivos de eficiência, eliminação de atividades que não agregam valor, otimização de custos e recursos e melhoria da qualidade.

tres

Planejar as ações para a implantação e acompanhamento da nova visão de processo.

Metodologia:

analise-e-redesenho

Entregáveis:

O resultado do projeto será materializado através de:

  • Documentação da Análise do Processo com os problemas e oportunidades de melhoria encontrados;
  • Visão Futura do Processo com as melhorias aprovadas pelos responsáveis pelo processo;
  • Pacotes de Implantação das Melhorias com a agenda de melhorias organizadas de acordo com a sua prioridade;
  • Plano de Ação para Implantação dos Pacotes com as ações necessárias para implantar a visão futura do processo;

Serviços relacionados:

Conheça também nossos serviços de consultoria em: